Concurso Educalia

Concurso Educalia

Para mim...



PARA MIM...




Para mim, a lusofonia é uma língua comum enriquecida e uma cultura muito variada. Todos os lusófonos têm orgulho disso.




Têm a mesma língua, o português. Língua materna em Portugal e no Brasil, língua oficial nos países lusófonos africanos assim como em Timor e em Macau. Podemos encontrar línguas dialécticas nestes países faladas sobretudo pelo povo como o crioulo em Cabo Verde.



Também, a lusofonia mostra que aqueles países se misturaram em vários domínios. Com efeito, na gastronomia, na música, nas danças, na religião, os lusófonos têm muitos pontos comuns e juntaram-se. A lusofonia é um sinónimo de mestiçagem não só cultural mas também humano. É o que os Brasileiros chamam a "miscigenação" que corresponde pouco mais ou menos ao "melting-pot" dos Estados Unidos. Sabemos que o povo brasileiro é o povo mais miscigenado do mundo.




Além disso, Portugal do ponto de vista histórico, foi à origem da formação da lusofonia já que graças às Descobertas os navegadores descobriram ilhas e terras desconhecidas e se estabeleceram lá e fizeram casamentos com as mulheres nativas. Os Portugueses misturaram-se com os povos indígenas.






Mais tarde, os países formaram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Esta organização mostra bem que há uma real amizade entre os lusófonos de todo o mundo. É uma zona comercial e política muito importante. Há muitos estudantes dos países lusófonos que se deslocam para estudar e também para trabalhar em Portugal ou em qualquer outro país lusófono.






Por outra parte, a lusofonia tem um peso maior na economia e na política e pode lutar assim com o "Commonwealth" que é a organização que reúne todos os países anglófonos e com a Francofonia que é a organização que agrupa todos os países de língua francesa.




Pessoalmente, eu julgo que a criação da CPLP foi muito positiva porque todos os países lusófonos são considerados iguais e irmãos. Todos têm direitos e deveres. Todos devem agir para o bem comum da lusofonia. É bom para o desenvolvimento de cada país. Aliás, na nossa sociedade moderna, que não deve ignorar a mundialização, é melhor juntar-se do que ficar sozinho no seu cantinho. Então, a lusofonia tem as mesmas armas que as grandes potências económicas de hoje como os Estados Unidos, o Canadá, a Rússia, a Europa, o Japão e como os países emergentes como a China e a Índia. O Brasil, país emergente, tem a oportunidade de concorrer economicamente com todos estes países visto que é o gigante da América latina.



Finalmente, escolhi o português como segunda língua viva porque tenho origens portuguesas do lado paterno. Além disso, este estudo trouxe-me muita cultura que eu não conhecia. Aprendi muito sobre a história, a geografia, a gastronomia, a música, a sociedade em geral...






Para mim, foi uma sorte que houvesse a escolha do português no Colégio e no Liceu da minha cidade, Annemasse, que se encontra na Alta Saboia.